Bento Box

Ingredientes
Petit Gateau
2 gemas;
2 ovos inteiros;
45 g de açúcar;
80 g de manteiga;
115 g chocolate meio amargo;
25 g farinha.
Sorvete de macadâmia
125 ml leite;
125 g de creme de leite;
50 g de açúcar;
2 gemas;
65 g de macadâmia picadinha.

Calda
15 amoras congeladas;
15 morangos;
5 colheres (sopa) de açúcar (se as frutas estiverem muito doces, você pode dispensar o açúcar ou usar menos, se preferir); gengibre e canela em pó a gosto.

Modo de fazer
Petit Gateau

1- Misture os ovos, as gemas e o açúcar. Incorpore depois a manteiga e o chocolate derretido e, por último, a farinha. Misture bem,

2 -Despeje a massa em forminhas e reserve. Asse no forno preaquecido a 190oC por de 12 a 15 minutos. Deixe descansar uns minutos antes de servir.

Sorvete de macadâmia

1 -Misture as gemas com o açúcar.

2 -Esquente a 86oC o leite e o creme de leite. Verta, paulatinamente, sobre a mistura de açúcar e gemas, mexendo bem. Deixe esfriar. Passe na peneira a mistura e deixe por 12 horas na geladeira.

3- Depois, incorpore a macadâmia e passe na máquina de sorvetes. Congele.

Calda
1 Deixe as frutas com o gengibre e a canela em um recipiente durante algumas horas para pegarem o sabor. Depois, cozinhe as frutas com o açúcar em fogo baixo até o ponto de calda.
2 Sirva cada petit gateau com uma bola de sorvete de macadâmia e regado com calda de frutas vermelhas.
Receita do chef Hirokazu Kuboki, do Kotobuki, no Rio de Janeiro

Macadâmia: A Rainha das Nozes

Suspiros de canela e açúcar mascavo com creme de praliné

Suspiros:

4 claras grandes, em temperatura ambiente
100g de açúcar mascavo claro, peneirado
½ colher (chá) de canela em pó
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Creme de praliné:
50g de amêndoas, sem a pele e em lâminas
50g de açúcar granulado
300ml de creme de leite fresco

Pré-aqueça o forno a 140ºC; forre 2 assadeiras com papel manteiga.
Coloque as claras na tigela grande da batedeira – assegure-se de que a tigela esteja limpa, seca e sem traços de gordura – e bata até obter picos firmes. Vá juntando o açúcar misturado à canela, a pequenas colheradas, e continue batendo.
Usando 2 colheres, molde os suspiros: passe o merengue de uma colher para outra, dando um formato ovalado a eles. Coloque cada porção nas assadeiras preparadas, deixando 3-4 cm de distância entre um e outro – caso use a colher grande, deve conseguir 12 suspiros.

Asse por 1 ½ horas (assei os meus por 1 hora apenas), desligue o forno e deixe os suspiros esfriarem dentro dele de um dia para o outro, ou por pelo menos 4 horas.
Agora, prepare o creme: pré-aqueça o forno a 200ºC. Espalhe as amêndoas em uma assadeira e toste-as rapidamente, 6-7 minutos, até que dourem. Retire do forno e reserve.

Coloque o açúcar granulado numa panelinha de fundo grosso e leve ao fogo médio sem mexer – apenas gire a panela – até caramelizar. Acrescente as amêndoas, vá girando a panela até cobrir todas elas com o caramelo e despeje a mistura ainda quente numa forma untada com óleo. Deixe esfriar completamente. Quebre os pedaços do praliné e coloque-os num processador de alimentos. Pulse até obter um farelo grosso – não deixe que fique fino demais.

Para servir, bata o creme de leite em chantilly, misture o praliné e faça “sanduíches” com os suspirinhos usando o recheio para uni-los.
Polvilhe ligeiramente com açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.



Brigadeiro de Pistache

100g de pistache, sem casca e sem sal
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal + um pouquinho extra para untar

Unte um prato fundo grande com manteiga e reserve.
Moa o pistache no processador até obter uma farofa - textura de areia úmida.

Misture o pistache moído, a manteiga e o leite condensado numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até que solte do fundo da panela. Transfira para o prato preparado e deixe esfriar completamente.
Para servir, retire colheradas do brigadeiro e disponha as colheres em um prato, ou faça bolinhas.

Bombom cremoso de colher


. 250g de chocolate meio amargo picado

. 1/4 de xícara (chá) de leite quente

. 1 lata de creme de leite

. 20 morangos picados

. 1 colher (sopa) de açúcar

. 300g de chocolate branco picado

. 2 colheres (sopa) de sumo de limão

. 1 colher (sopa) de raspas de casca de limão

Modo de preparo
Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria, acrescente o leite quente e meia lata de creme de leite. Misture bem até ficar liso e uniforme. Reserve. Polvilhe o açúcar nos morangos. Reserve. Derreta o chocolate branco em banho-maria, misture o restante do creme de leite, o sumo e as raspas de limão. Em taças pequenas e individuais, distribua o chocolate meio amargo, os morangos e por cima o chocolate branco, Decore com morangos. Leve a geladeira até o momento de servir.

Dica: Se preferir monte em um só refratário.
Conteúdo do site ANAMARIA

Pavê de doce de leite


.3 xícaras (chá) de açúcar

.250 g de manteiga

.1 lata de creme de leite sem soro

.1 pacote de bolacha maisena

.1 lata de doce de leite

.1 litro de leite

Modo de preparo
Bata o açúcar com a manteiga e metade do creme de leite até obter um creme fofo e reserve. Coloque um pouco de leite em um prato fundo, umedeça os biscoitos até ficarem moles e arrume-os no fundo de um refratário. Cubra com uma camada do creme de manteiga, outra de biscoito umedecido e outra de creme de manteiga e assim sucessivamente, até que a última seja de biscoito. Cubra então com uma generosa camada de doce de leite e por último o restante do creme de leite reservado. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por pelo menos 2 horas antes de servir
Revista Ana Maria

Pavê de leite condensado e chocolate em pó

Ingredientes


Calda de chocolate:

. 1 xícara (chá) de chocolate em pó

. 1/2 xícara (chá) de açúcar

. 1 xícara (chá) de leite

Creme
. 200 g de manteiga
. 1 lata de leite condensado
. 1 pacote de biscoito Champagne

Modo de preparo

Calda de chocolate: Em uma panela, misture o chocolate em pó, o açúcar e o leite. Leve ao fogo e deixe ferver. Deixe esfriar.

Creme: Na batedeira, bata a manteiga com o leite condensado, até formar um creme homogêneo. Em taças individuais ou em um refratário, alterne camadas de biscoitos, umedecidos na calda de chocolate, e camadas de creme. Por cima, despeje o que restou da calda. Leve para gelar por no mínimo 3 horas.

Dica da receita
Para que o creme dê ponto, é necessário usar manteiga
Conteúdo do site ANAMARIA

Minibolo de pão de mel

Bolinhos com farinha de trigo, canela, cravo, chocolate e ADES sabor cereais com mel
• 1 xícara (chá) de farinha de trigo

• 6 colheres (sopa) de açúcar

• meia colher (chá) de canela em pó

• 1 pitada de cravo em pó

• meia colher (chá) de bicarbonato de sódio

• 2 colheres (sopa) de chocolate em pó

• 1 ovo batido

• 4 colheres (sopa) de óleo

• meia xícara (chá) de ADES sabor cereais com mel

• Para untar e enfarinhar

• óleo

• farinha de trigo Modo de preparo

1Unte e enfarinhe 35 fôrmas para empadas pequenas (5 cm de diâmetro). Reserve.

Em uma tigela, coloque a farinha, o açúcar, a canela, o cravo, o bicarbonato, o chocolate, o ovo, o óleo e o ADES sabor cereais com mel. Misture até que a massa fique homogênea.

Distribua massa entre as fôrmas reservadas.

Leve ao forno por 15 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Sirva a seguir.

DICA
Experimente decorar este bolo com uma cobertura de açúcar de confeiteiro e água e cubra com confeitos coloridos à gosto.
Autor: AdeS

Doce de casca de maracujá

Cascas de 6 maracujás azedos firmes


· 1 xícara (chá) de açúcar light

· 2 xícaras (chá) de água

· 2 xícaras (chá) de suco de maracujá

· 2 paus de canela

Modo de preparo:

Retire a pele externa das cascas. Deixe a parte branca de molho de um dia para o outro. Escorra, corte em gomos e coloque numa panela. Junte o açúcar, a água, o suco de maracujá e a canela. Cozinhe em fogo médio até a calda engrossar e as cascas ficarem macias, juntando mais água se necessário.

Dica:
Você pode usar este doce para rechear panquecas e crepes doces.
Conteúdo do site Ana Maria

Torta de Maçã

massa:

150g de manteiga sem sal gelada
140g de farinha de trigo comum
60g de farinha de trigo para pao
cerca de 90ml de agua gelada

Corte a manteiga em cubinhos de 1 cm. Coloque numa vasilha junto com as farinhas peneiradas. Misture tudo com uma colher de pau e va adicionando a agua aos poucos ate formar uma farofa, sem resquicios de farinha. Talvez nao seja necessario usar toda a agua, mas dependendo da farinha, use mais. Ela nao deve ficar mole ou enxarcada. O ponto eh uma farofa umida com pedacinhos de manteiga ainda aparecendo!
Despeje a massa num saquinho plastico, desses de mercado mesmo (sem ter sido usado anteriormente) e ajeite para que fique num formato retangular com 1 dedo de espessura. Quanto menos voce manusear a massa melhor, se puder, utilize uma toalha para que a massa nao fique em contato direto com as maos.
Coloque numa bandeja ou prato e leve a geladeira por 1 hora no minimo.
Retire da geladeira e dentro do saquinho mesmo, dobre formando 3 camadas (veja foto abaixo). Abra com rolo ate ficar na espessura de 1 dedo novamente e leve a geladeira por mais 1 hora.

Va repetindo este processo mais 3 ou 4 vezes.


Divida a massa em 2 partes e abra uma delas ate que seja possivel cobrir o fundo e a lateral de uma forma de torta de 24 cm. Fure tudo com um garfo e espalhe fatias de bolo simples (tipo castela ou pao-de-lo) no fundo. Elas vao absorver o liquido que por ventura sair das macas e mantera a crosta sequinha. Caso nao tenha bolo em maos, pode espalhar um pouco de panko (farinha de rosca grossa) no lugar.
Espalhe o recheio sobre as fatias de bolo. Abra a outra metade da massa, corte em tiras de 1 cm e trance por cima do recheio. Se quiser, pode cobrir o recheio por inteiro, so faca uns cortes aqui e ali com a ajuda da ponta de uma faca para que o vapor tenha por onde escapar.
Pincele com gema batida e leve ao forno pre-aquecido a 180oC por 45 a 50 minutos ou ate que fique bem moreninho. Desenforme depois que amornar e sirva com uma bola de sorvete de creme.

recheio:

3 macas fuji

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

5 colheres (sopa) de acucar

1/2 colher (sopa) de canela em po

Lave e corte as macas em 12 gomos. Descasque ou se quiser, use com casca mesmo. Coloque numa vasilha junto com o caldo de 1/2 limao.
Derreta a manteiga e junte o acucar. Despeje as macas e deixe cozinhando ate secar a agua e comecar a caramelar. Tome cuidado para que o caramelo nao passe do ponto e fique amargo
Junte a canela e misture com cuidado. Deixe esfriar e so entao aplique na torta.

 

Pavlova de Morangos

3 claras em temperatura ambiente

150g de acucar de confeiteiro

1/2 colher (cha) de essencia de baunilha

1/2 colher (cha) de vinagre branco

1 colher (cha) de amido de milho

Forre uma assadeira com papel manteiga.
Pre-aqueca o forno a 150oC.

Bata as claras em neve, adicionando o acucar aos poucos, batendo bem a cada adicao. Junte a baunilha, vinagre e amido de milho e bata so ate incorporar. Despeje na assadeira num montinho e espalhe um pouco ate ter cerca de 20cm de diametro. Nao precisa se preocupar em alisar o merengue. Quanto menos trabalhado, melhor.
Leve ao forno por cerca de 60 a 70 minutos. Espere esfriar e cubra com chantilly e frutas de sua preferencia.
Se quiser, vc pode fazer porcoes individuais e para decorar mais ainda, espalhar cobertura de chocolate por cima de tudo!
 

Doces Delícias Template by Ipietoon Cute Blog Design