Torta de Maçã

massa:

150g de manteiga sem sal gelada
140g de farinha de trigo comum
60g de farinha de trigo para pao
cerca de 90ml de agua gelada

Corte a manteiga em cubinhos de 1 cm. Coloque numa vasilha junto com as farinhas peneiradas. Misture tudo com uma colher de pau e va adicionando a agua aos poucos ate formar uma farofa, sem resquicios de farinha. Talvez nao seja necessario usar toda a agua, mas dependendo da farinha, use mais. Ela nao deve ficar mole ou enxarcada. O ponto eh uma farofa umida com pedacinhos de manteiga ainda aparecendo!
Despeje a massa num saquinho plastico, desses de mercado mesmo (sem ter sido usado anteriormente) e ajeite para que fique num formato retangular com 1 dedo de espessura. Quanto menos voce manusear a massa melhor, se puder, utilize uma toalha para que a massa nao fique em contato direto com as maos.
Coloque numa bandeja ou prato e leve a geladeira por 1 hora no minimo.
Retire da geladeira e dentro do saquinho mesmo, dobre formando 3 camadas (veja foto abaixo). Abra com rolo ate ficar na espessura de 1 dedo novamente e leve a geladeira por mais 1 hora.

Va repetindo este processo mais 3 ou 4 vezes.


Divida a massa em 2 partes e abra uma delas ate que seja possivel cobrir o fundo e a lateral de uma forma de torta de 24 cm. Fure tudo com um garfo e espalhe fatias de bolo simples (tipo castela ou pao-de-lo) no fundo. Elas vao absorver o liquido que por ventura sair das macas e mantera a crosta sequinha. Caso nao tenha bolo em maos, pode espalhar um pouco de panko (farinha de rosca grossa) no lugar.
Espalhe o recheio sobre as fatias de bolo. Abra a outra metade da massa, corte em tiras de 1 cm e trance por cima do recheio. Se quiser, pode cobrir o recheio por inteiro, so faca uns cortes aqui e ali com a ajuda da ponta de uma faca para que o vapor tenha por onde escapar.
Pincele com gema batida e leve ao forno pre-aquecido a 180oC por 45 a 50 minutos ou ate que fique bem moreninho. Desenforme depois que amornar e sirva com uma bola de sorvete de creme.

recheio:

3 macas fuji

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

5 colheres (sopa) de acucar

1/2 colher (sopa) de canela em po

Lave e corte as macas em 12 gomos. Descasque ou se quiser, use com casca mesmo. Coloque numa vasilha junto com o caldo de 1/2 limao.
Derreta a manteiga e junte o acucar. Despeje as macas e deixe cozinhando ate secar a agua e comecar a caramelar. Tome cuidado para que o caramelo nao passe do ponto e fique amargo
Junte a canela e misture com cuidado. Deixe esfriar e so entao aplique na torta.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Adorei sua visita. Espero que tenha gostado das receitinhas e volte sempre!

 

Doces Delícias Template by Ipietoon Cute Blog Design