Receitas de Festa Junina

Bolo de pipoca caramelizada

Se quiser um bolo colorido, basta adicionar corante. Foto: Edgard Léda

Ingredientes:

1 xícara de pipoca
1 xícara de açúcar
1 xícara de água
1 xícara de glucose de milho (ou Karo)
Baunilha a gosto
1 colher de chá de vinagre
Manteiga para untar a forma

Modo de preparo:
Estoure a pipoca e reserve. Numa panela, faça uma calda com o açúcar, a água, a glucose de milho, a baunilha e o vinagre. Também é possível acrescentar gotas de corante para um bolo colorido.
Quando a calda estiver borbulhando grosso, despeje na pipoca, misturando tudo com uma boa porção de manteiga para facilitar. Coloque na forma de sua preferência untada com manteiga, apertando bem para unir as pipocas. Desenforme ainda morno e decore como desejar.
receita do : Brigadeiro Doceria & Cafe Rua Padre Carvalho, 91 - Pinheiros Telefone:(11) 3813-6656

Bolo de fubá cozido com passas light

4 xícaras de leite desnatado

Adoçante em pó para forno e fogão a gosto
1 xícara de fubá fino
4 ovos levemente batidos
2 colheres de chá de essência de baunilha
4 colheres de sopa de passas de uva, sem sementes
1 colher de chá de margarina light para untar

Modo de preparo:
Esquente o leite em uma panela, até um momento antes de levantar fervura e adoce com adoçante (a gosto). Polvilhe, lentamente, o fubá com uma das mãos sobre o leite quente, com a outra, mexa a mistura com o auxílio de uma colher de pau. Proceda assim até o fubá ficar pronto. Continue mexendo até engrossar. Retire do fogo.
Acrescente os ovos, a baunilha e as passas. Transfira a mistura para uma forma quadrada untada com a margarina. Preaqueça o forno a moderado (180 °C) e asse o bolo por 20 minutos até ficar cozido.
Por porção (1 porção):
227 cal., 2 g de gord., 0 g de gord. sat., 0 g de gord. trans, 4 mg de colesterol, 149 mg de sódio, 42 g de carb., 3 g de fibra, 11 g de prot., 308 mg de cálcio.
Fonte: Vigilante do Peso
Pamonha de milho verde

4 espigas de milho verdes com a palha

1 xíc. de leite desnatado
3 C.S. de açúcar mascavo
Adoçante em pó a gosto

Modo de preparo:

Descasque e rale as espigas. Se preferir, corte os grãos rentes ao sabugo e bata pulsando no liquidificador ou no processador de alimentos, até formar uma pasta grossa. Junte o leite e o açúcar e misture.
Lave a palha do milho e passe por água fervente. Coloque uma dentro da outra, formando um saco e dobre uma das extremidades ou amarre com uma tira de palha. Forme 4 sacos. Divida o recheio e dobre ou amarre a outra extremidade. Se dobrar as extremidades, amarre a superfície para prender bem as dobras.
Numa panela com bastante água fervente, coloque a pamonha para cozinhar durante 30 minutos. Retire e aguarde esfriar um pouco antes de servir.
Por porção (1 porção):
124 cal., 1 g de gord., 0 g de gord. sat., 0 g de gord. trans, 1 mg de colesterol, 47 mg de sódio, 26 g de carb., 3 g de fibra, 5 g de prot., 83 mg de cálcio.
Fonte: Vigilante do Peso
Canjica light


1 xícara de milho branco seco para canjica (180 g)

1 canela de pau
3 cravos da índia
1 pedaço de casca de limão, sem a parte branca
2 xícaras de leite desnatado
1 colher de sopa de amido de milho (15 g)
12 g de adoçante em pó de forno e fogão
½ xícara de leite de coco light (120 g)
canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Deixe o milho de molho em água fria por 12 horas. Escorra e cozinhe em panela de pressão com 2 xícaras de água, a canela, o cravo e a casca de limão por 30 minutos. Aguarde a pressão reduzir, abra a panela e acrescente o leite, o amido e o adoçante. Ferva a mistura, parcialmente coberta, por cerca de 10 minutos para engrossar um pouco, mexendo ocasionalmente. Adicione o leite de coco, aguarde levantar fervura e retire do fogo. Sirva quente ou frio polvilhado com a canela em pó.
Por porção (1 porção):
195 cal., 5 g de gord., 4 g de gord. sat., 0 g de gord. trans, 1 mg de colesterol, 45 mg de sódio, 31 g de carb., 1 g de fibra, 6 g de prot., 104 mg de cálcio.
Fonte: Vigilante do Peso














1 comentários:

  1. Olá Eliana,
    que belas receitinhas, fiquei curiosa pelo bolo de fubá- tenho visto tantas receitas e ainda não tive oportunidade de experimentar, mas estou muito curiosa :-) Um beijo

    ResponderExcluir

Adorei sua visita. Espero que tenha gostado das receitinhas e volte sempre!

 

Doces Delícias Template by Ipietoon Cute Blog Design