O creme chantilly nada mais é do que o creme de leite batido e adoçado. Opcionalmente, pode ser aromatizado com essência de baunilha ou com licor. É um creme muito usado em sobremesas, como as charlottes, ou, ainda, como decoração de pratos. O creme de leite pode ser batido tanto com um batedor manual como na batedeira elétrica. Mas cuidado para não bater demais, pois o creme se separa e o resultado será soro e manteiga. A receita abaixo rende 600 g.

Dicas para não errar o ponto do chantilly

O creme de leite fresco deve estar bem gelado.

Para aumentar o volume do chantilly, resfrie o batedor e a tigela em que o creme de leite vai ser colocado. O melhor é deixar os utensílios no congelador por 1 hora.

No momento de bater, o recipiente com o creme de leite deve estar dentro de uma tigela com gelo ou água gelada. O resultado será um creme muito mais volumoso e leve.

Se preferir, use aromatizantes, como as essências, conhaque ou licor antes de bater o chantilly.

Para os menos experientes, o melhor é bater o creme de leite com o batedor manual. Assim, é mais fácil observar as mudanças na textura do creme sem correr o risco de bater demais e perder o ponto.

passo-a-passo


1º passo
Coloque 1/2 kg de creme de leite fresco bem gelado numa tigela. Coloque a tigela dentro de um recipiente com gelo ou água gelada.
2º passo
Em seguida, bata o creme de leite com uma batedor elétrico (ou, se preferir, um batedor manual) por 2 minutos, ou até começar a engrossar. 
 
3º passo
Adicione 10 colheres (sopa) de açúcar, pouco a pouco, sem parar de bater. Bata por mais 1 minuto, ou até obter uma consistência firme. 

4º passo
Bata até que o batedor deixe marcas nítidas quando levantado, mas tome cuidado para não bater demais, pois o creme pode se separar.




0 comentários:

Postar um comentário

Adorei sua visita. Espero que tenha gostado das receitinhas e volte sempre!

 

Doces Delícias Template by Ipietoon Cute Blog Design