“O segredo do pirulito de caramelo é puxar, quanto mais se estica a massa mais ar ela incorpora e mais cristalizada e clara fica. É preciso ter cuidado, porque isso tem de ser feito com a massa bem quente. O ideal é usar luvas”.
Ingredientes
Para calda de açúcar
500g açúcar
250ml água
125g glucose de milho
50ml vinagre branco
1 tapete de silicone (ou uma superfície limpa, lisa e untada)
Para dar sabor e cor
Corantes variados (vale a medida básica de 1 colher de sopa, mais ou menos, dependendo da intensidade de cor desejada. No caso, Marina usou apenas o mínimo de corante)
Palitos de plástico próprios para pirulito
Modo de fazer
Leve a uma panela todos os ingredientes da calda até que atinjam a temperatura de 145 graus. Para testar este ponto da calda, coloque um copo com água fria ao lado da panela e pingue gotas de calda. Esta calda quando resfria, tem a textura de uma bala dura - este é o ponto de desligar.
Sobre um tapete de silicone ou uma superfície untada despeje a calda ainda quente e adicione o corante. Vá trabalhando a massa até que ela resfrie e seja possível pegá-la com as mãos. Estique constantemente para esfriar até que ela fique mais firme. Antes que endureça por completo é a hora de dar o formato. Faça formatos e cores variados, brincando com as combinações e tomando cuidado pois esta massa é muito quente! Embale com papel celofane. Caso a massa resfrie e endureça, coloque-a por alguns segundos no microondas. Ela voltará a ser maleável.
La Vie En Douce
0 comentários:
Postar um comentário
Adorei sua visita. Espero que tenha gostado das receitinhas e volte sempre!