Suspiros de canela e açúcar mascavo com creme de praliné

Suspiros:

4 claras grandes, em temperatura ambiente
100g de açúcar mascavo claro, peneirado
½ colher (chá) de canela em pó
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Creme de praliné:
50g de amêndoas, sem a pele e em lâminas
50g de açúcar granulado
300ml de creme de leite fresco

Pré-aqueça o forno a 140ºC; forre 2 assadeiras com papel manteiga.
Coloque as claras na tigela grande da batedeira – assegure-se de que a tigela esteja limpa, seca e sem traços de gordura – e bata até obter picos firmes. Vá juntando o açúcar misturado à canela, a pequenas colheradas, e continue batendo.
Usando 2 colheres, molde os suspiros: passe o merengue de uma colher para outra, dando um formato ovalado a eles. Coloque cada porção nas assadeiras preparadas, deixando 3-4 cm de distância entre um e outro – caso use a colher grande, deve conseguir 12 suspiros.

Asse por 1 ½ horas (assei os meus por 1 hora apenas), desligue o forno e deixe os suspiros esfriarem dentro dele de um dia para o outro, ou por pelo menos 4 horas.
Agora, prepare o creme: pré-aqueça o forno a 200ºC. Espalhe as amêndoas em uma assadeira e toste-as rapidamente, 6-7 minutos, até que dourem. Retire do forno e reserve.

Coloque o açúcar granulado numa panelinha de fundo grosso e leve ao fogo médio sem mexer – apenas gire a panela – até caramelizar. Acrescente as amêndoas, vá girando a panela até cobrir todas elas com o caramelo e despeje a mistura ainda quente numa forma untada com óleo. Deixe esfriar completamente. Quebre os pedaços do praliné e coloque-os num processador de alimentos. Pulse até obter um farelo grosso – não deixe que fique fino demais.

Para servir, bata o creme de leite em chantilly, misture o praliné e faça “sanduíches” com os suspirinhos usando o recheio para uni-los.
Polvilhe ligeiramente com açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.



0 comentários:

Postar um comentário

Adorei sua visita. Espero que tenha gostado das receitinhas e volte sempre!

 

Doces Delícias Template by Ipietoon Cute Blog Design